Proprietários e locatários de imóveis em condomínios no Porto das Dunas, na cidade de Aquiraz, terminaram 2023 e entraram no ano de 2024 indignados com a Enel diante do descaso com a falta de energia.

As reclamações, com registro sobre a oscilação da corrente elétrica, começaram a ser feitas antes mesmo do Réveillon e se agravaram no dia primeiro de janeiro do Ano Novo.

O descaso da Enel, que não realiza com frequência os serviços de prevenção contra à maresia nas áreas litorâneas, atingiu em cheio quem fez a opção de passar o Réveillon no Porto das Dunas!

Em um dos condomínios – Mandara, Lanai, a falta de energia em muitos apartamentos passou de 24 horas. Como consequência, produtos que estavam em aparelhos de geladeira e freezer, ficaram estragados.

Os proprietários de imóveis fizeram protocolos seguidos pedindo providências para retomada do fornecimento de energia, mas a lentidão e a indiferença da Enel se repetiram.

DEBOCHE COM O DESRESPEITO

Um dos proprietários de apartamento no Condomínio Mandara relatou que a Enel deu como desculpa para a suspensão dos serviços o roubo de cabos da rede elétrica.

“A mesma desculpa foi dada no Réveillon de 2022. A história se repete. Cheguei a propor que fizéssemos uma quota para contratação de segurança para proteção da rede elétrica já que a Enel não está nem aí para os consumidores”, desabafou o condômino, retratando o sentimento de indignação dos vizinhos.

A Enel não se pronunciou oficialmente sobre as reclamações na área do Porto das Dunas, mas assim que houver qualquer manifestação da empresa, a resposta será publicada. Por volta das 15:30 desta terça-feira (02), proprietários de imóveis relataram que a energia estava voltando.

Nesta quarta-feira (03), a Enel Distribuição Ceará entrou em contato com a equipe do Ceará Agora e disse que “todos os clientes afetados já tiveram o serviço restabelecido”. A empresa também informou que as fortes chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos que atingiram toda a área de concessão da companhia nos últimos dias causaram danos à rede elétrica e afetaram o fornecimento de energia para parte dos clientes.

Somente na virada do ano (entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro), foram contabilizados quase 21 mil raios em todo o Ceará.

NOTA ENEL

A Enel Distribuição Ceará informa que, sobre faltas de energia na região do Porto das Dunas, em Aquiraz, todos os clientes afetados já tiveram o serviço restabelecido. Técnicos da companhia inspecionaram o circuito e identificaram ações de furto de cabos no local. Na madrugada de ontem, 2, equipamentos da rede foram danificados, além dos condutores que foram furtados. A empresa esclarece que realizou transferências de cargas para normalizar os clientes afetados e que já mobilizou equipes para realizar os reparos necessários na rede. Cabe esclarecer também que, entre os dias 27 e 29 de dezembro, outros casos de furto de cabos foram identificados na região do Porto das Dunas, em Aquiraz. Somando os últimos três casos, mais de 6 km de cabos foram subtraídos. A empresa informa que acompanha os casos com os órgãos de segurança.

Sobre os demais casos, a Enel Distribuição Ceará informa que as fortes chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos que atingiram toda a área de concessão da companhia nos últimos dias causaram danos à rede elétrica e afetaram o fornecimento de energia para parte dos clientes. Somente na virada do ano (entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro), foram contabilizados quase 21 mil raios em todo o Ceará. De imediato, a companhia iniciou manobras de transferência de cargas, diminuindo o impacto para os consumidores. A empresa também esclarece que reforçou em 57% o quantitativo de equipes em campo, que seguem trabalhando para normalizar o serviço o mais breve possível.