Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Final de ano chegando e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem também com todo gás e mudanças. Agora, a prova antes aplicada em um único fim de semana, será dividido em dois domingos, mais especificamente, dias 5 e 12 de novembro. O que não muda são as competências e habilidades que o esforçado candidato deve ter para se sair bem na prova e entrar em uma universidade.

O que vem por aí

Com as mudanças, a redação passará a ser aplicada no primeiro domingo e as provas objetivas, no domingo seguinte. O que o aluno deve ter em mente é que para realizar a prova, é necessário ter a capacidade de domínio da norma culta da Língua Portuguesa, compreender fenômenos naturais, enfrentar situações-problema, construir argumentações consistentes e elaborar propostas que atentem para as questões sociais. Para cada competência há um conjunto de “habilidades”, que seriam a demonstração prática dessas competências.

Nada de cansaço

A matriz de referência traz um conjunto de 120 habilidades, divididas para as quatro grandes áreas que compõem o exame: linguagens e códigos; ciências humanas; ciências da natureza e matemática. A matriz de referência da redação não possui habilidades, porém, conta com um conjunto de competências específicas, como os níveis de conhecimentos interligados a ela. Veja no link abaixo as habilidades e competências para cada área do certame:

Competências-e-habilidades

Conselho extra

Sabe aquelas distrações que insistem em nos rodear na hora em que decidimos ESTUDAR para o Enem? Então, tente manter o foco. Afaste as distrações como o WhatsApp e as demais redes sociais. Confie sempre em você mesmo. E respeite seu momento. Abaixo, tem alguns links de sites onde você poderá encontrar mais dicas para realizar uma boa prova. Confira:

http://guiadoestudante.abril.com.br/enem/dicas-para-fazer-uma-boa-prova-no-enem/

http://blog.unipe.br/graduacao/prova-do-enem-dicas-para-tirar-uma-boa-nota-na-redacao

http://blog.unipe.br/graduacao/6-dicas-incriveis-para-resolver-as-questoes-do-enem