A entrada do senador Tasso Jereissati para compor, como vice, a chapa a ser encabeçada pela senadora SimoneTebet (MDB) à Presidência da República, tem reflexos no Ceará e deverá levar o PSDB a lançar uma candidatura própria ao Governo do Estado. O nome mais cotado é do ex-secretário de Saúde, Dr. Cabeto. A leitura é que, com a presença de Tasso na chapa presidencial, o PSDB do Ceará dará um palanque com candidatura própria para Simone Tebet.

Liderança política respeitada no cenário local e nacional, Tasso, que se elegeu três vezes governador e cumpre o segundo mandato no Senado, abre articulações que podem mudar os rumos da disputa ao Governo do Estado. Os tucanos são assediados hoje para formar uma coligação com o PDT, mas conversam, ao mesmo tempo, com a oposição liderada pelo deputado federal Capitão Wagner (União Brasil).

A corrida à sucessão ao Palácio da Abolição está polarizada entre o PDT, que mantém a aliança com o PT, e o União Brasil, que já definiu a candidatura do Capitão Wagner. O PDT apresenta duas opções – Roberto Cláudio ou Izolda Cela. A participação de Tasso Jereissati na chapa presidencial ameaça quebrar essa polarização se o PSDB lançar uma candidatura própria ao Governo do Estado. Os números das pesquisas mostram que, com o nome de Cabeto, a eleição será levada ao segundo turno.

LEIA MAIS

+ Cabeto defende renovação, estimula jovens a participarem da política e coloca nome à disposição do PSDB para o Governo do Estado

+ PSDB indica Tasso para candidato a vice na chapa de Simone Tebet à Presidência da República

Os cenários desenhados nesse momento são prematuros, mas dão indicativos sobre alterações na caminhada para o dia 2 de outubro. Há, porém, um fato novo que poderá implicar em mudanças nas articulações para formação de chapas. Com a presença de Tasso na chapa presidencial, o quadro político muda e as conversas passam a ser mais aceleradas, mexendo com os rumos da aliança PDT-PT, com o futuro do MDB e, também, do PSDB, que passa a ser visto por outro ângulo diante da possibilidade dos tucanos lançarem um candidato ao Governo do Estado.

Confira na íntegra o Jornal Alerta Geral do dia 4 de maio de 2022