Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, nesta terça-feira (18/04), a visita de 21 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio José de Alencar. Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento e a estrutura do Judiciário cearense.

A programação teve início com visitação à Biblioteca Desembargador Jaime de Alencar Araripe. Em seguida, o grupo foi direcionado ao Memorial onde conheceu a história do Judiciário estadual. Também conheceram o Plenário Conselheiro Bernado Machado da Costa Dória, onde acontecem as sessões do Órgão Especial e do Pleno do TJCE.

O adolescente Franklin Sales, de 15 anos, falou que “foi muito interessante conhecer o Palácio da Justiça. Eu tenho o sonho de cursar Direito, e essa aula de campo foi muito importante para o meu aprendizado. Hoje eu tive a certeza de que é isso que quero para minha vida”. Ele conta ainda que ficou emocionado ao conhecer o auditório do Pleno. “Quando eu entrei, fiquei arrepiado, pois me imaginei um dia ali”.

Para a professora Isabel Rangel, que acompanhou a turma do 2º ano, a visita “é uma oportunidade única para eles [alunos] conhecerem como funciona um órgão com essa magnitude e saber como é realizado o trabalho desses profissionais. Isso, sem dúvidas, pode influenciar em escolhas futuras”.

Os estudantes também ficaram sabendo sobre as unidades da Justiça na Capital e no Interior, por meio de vídeo institucional. Ao final, participaram de pesquisa sobre a experiência vivida, e de sorteio de brindes. A escola também ganhou livros para compor o acervo de sua biblioteca. Entre os exemplares, foi doado o livro sobre os 140 anos do TJCE.

A iniciativa, que atende a alunos de escolas e faculdades (públicas e privadas), faz parte do Programa “Justiça e Cidadania”, criado pelo Tribunal com a finalidade de esclarecer à sociedade sobre as funções do Judiciário. Além das visitas, magistrados vão às escolas proferir palestras sobre temas de interesse público.

Na próxima quinta-feira, dia 20, é a vez da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. Salomão Alves de Moura, localizada no município de Aracoiaba, distante 112 Km da Capital.
Para participar, os interessados devem ligar para (85) 3207.7052, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Com informação da A.I