O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou na tarde desta quinta-feira (3) que doará doses de imunizantes contra a Covid-19 a vários países do mundo. Para 13 países da Améria Latina, entre eles o Brasil , o montante será de 6 milhões de vacinas. O compartilhamento dos imunizantes deverá ser feito através do consórcio Covax Facility.

A previsão inicial, informada por Biden, era de enviar 60 milhões de doses, mas o número foi atualizado para 80 milhões. O 1º lote encaminhado aos países será de uma fatia de 25 milhões das vacinas AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson para mais de 40 nações. Destas, cerca de 25%, ou 19 milhões de doses, serão distribuídas via Covax, conforme a participação de cada país no consórcio.

VEJA A QUANTIDADE APROXIMADA DE DOSES DOADAS NO 1º LOTE
América Latina e Caribe – 6 milhões
Sul e Sudeste da Ásia – 7 milhões
África – 5 milhões
Os outros 7 milhões de doses para fechar a conta da primeira remessa serão compartilhados diretamente com países que, ainda “estão passando por surtos”, como Índia e México.

Apesar da situação grave da pandemia no Brasil, a Casa Branca não cita o país nesta distribuição bilateral, uma vez que o Brasil tem participação pequena na Covax por decisão do governo federal.

(*) Com informações Folhapress