O caminho para vacinação no Ceará é longo e uma fila com, pelo menos, 5,3 milhões de pessoas entre 18 e 59 anos aguarda para tomar a vacina contra Covid-19. A estimativa, que deve aumentar, inclui todas as pessoas não inseridas em nenhum dos grupos prioritários nas 184 cidades. Os dados são da plataforma Saúde Digital, sistema da Secretaria Estadual da Saúde para o registro da vacinação.

Para se ter uma ideia, com essa proporção, o Ceará precisará de, pelo menos, 10,7 milhões de doses, mais que o dobro dos 4 milhões enviados, até agora, pelo Governo Federal.  

A plataforma Saúde Digital foi criada pelo Governo do Estado para um maior controle sobre o procedimento da vacinação. Ela foi usada para definição das metas dos grupos prioritários e, agora, deve servir para as projeções sobre as demandas do público geral, cuja vacinação começa este mês. Todos os moradores do Ceará a serem vacinados devem estar obrigatoriamente cadastrados na plataforma. As 184 cidades do Ceará estão conectadas à plataforma, segundo a Sesa. 

Até o dia 2 de junho, dentre o público geral, o mais numeroso na fila para receber o imunizante no Estado é o mais jovem, de 18 a 19 anos, com 846 mil pessoas aguardando. Em seguida, há aqueles que têm de 20 a 24 anos, com 822 mil pessoas. Mas, essa etapa da vacinação ocorrerá de forma escalonada, por idade, em ordem decrescente. Portanto, os primeiros a serem vacinados devem ser os 313 mil moradores que têm entre 55 e 59 anos.