Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de Eusébio, através do Conselho Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realiza nos dias 19 e 20 deste mês, no CAPS Geral, a Pré-Conferência Municipal de Saúde Mental de Eusébio, com o tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.” O evento tem como objetivo propor diretrizes para a Formulação da Política Municipal e Estadual de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, a pandemia ocasionou o agravamento dos transtornos mentais na população, por esse motivo a saúde mental se torna uma pauta prioritária para a Prefeitura. “Serão dois dias de evento, momento em que os presentes conhecerão o cenário da saúde mental do Eusébio. Dessa forma poderão fazer reflexões e trazer propostas de ampliação e discussão da assistência à saúde mental, visando uma maior qualidade no atendimento da rede municipal”, detalhou.

A programação começa na terça-feira (19), às 8h30, com a apresentação do Eixo I: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania, tendo como palestrantes: a assessora especial de Políticas Públicas sobre Drogas, Micheline Said e a titular da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção à Vida (CMVPV), Rosa Leite. Já às 9h30, acontecerá a apresentação do Eixo II que tem como tema, a “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental”, com palestras do secretário de Saúde do município, Josete Malheiro, Paulo Monteiro e Karina Saboya. A programação segue às 10h30, com a sistematização das propostas e o encerramento às 11 horas.

Na quarta-feira (20), às 8h30 será apresentado o Eixo III: “Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, integralidade e equidade, tendo como palestrantes: Graça Viana e Nara Góes. Em seguida, a partir das 9h30, acontecerá a apresentação do Eixo IV: “Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia, com palestra ministrada por Luzianne Feijó, e em seguida acontece a sistematização das propostas e o encerramento da pré-conferência. As propostas sistematizadas nos dois dias serão avaliadas na Conferência Municipal, que acontecerá no dia 28 de abril.

(*) Com informações Prefeitura do Eusébio

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp