Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O domingo, 15 de novembro de 2020, marca os 131 anos de comemoração do fim da monarquia liderada pela família real que tinha o poder político e administrativo do Brasil. A monarquia foi derrubada no dia 15 de novembro de 1889 e, dois dias depois, a família real deixava o Brasil rumo à Europa. Acabava, assim, a monarquia e começava um novo ciclo na história política brasileira com a chegada da República.

O movimento da Proclamação da República surgiu a partir do descontentamento de militares, da Igreja Católica e de entidades civis diante da incapacidade da monarquia de atender aos interesses e as demandas da sociedade brasileira. Com o fim da monarquia, os brasileiros deixaram de ser submetidos a vontade de um rei e ganharam, em 1891, o Brasil ganhou a primeira constituição da República, tendo, assim, um novo ordenamento jurídico e político.

O líder da proclamação da República, Marechal Deodoro da Fonseca, foi, também, o nosso primeiro presidente da República. O dia 15 de novembro é considerado feriado nacional e sempre era data constitucional para as eleições no País. O calendário mudou e, a partir da Constituição de 1989, as eleições passaram a ser realizadas no primeiro domingo de outubro. Neste ano, por decisão do Congresso Nacional, em função da pandemia da covid-19, houve alteração no calendário e o primeiro turno das eleições ficou para este domingo, 15 de novembro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp