O Ceará comemora, nesta segunda-feira, 25 de março, uma das datas mais importantes da vida econômica, política e social do País: a libertação dos escravos. A data, como conta, no Jornal Alerta Geral, o repórter Carlos Alberto, é comemorada, oficialmente, no dia 25 de março e foi instituída por meio de uma lei publicada, no dia 6 de dezembro de 2011, no Diário Oficial do Estado.
A Data Magna do Ceará celebra o marco histórico da abolição da escravatura tendo como berço o Município de Redenção, na Região do Vale do Acarape. O Ceará se antecipou, no dia 25 de março de 1884, em quatro anos , à abolição da escravatura em todo o Brasil, que aconteceu somente em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea.
Chamada, também, de Rosal da Liberdade, Redenção é considerada representativa da abolição da escravatura no Brasil e guarda símbolos da libertação , como museus e prédios históricos que contam a história da abolição. No Museu Municipal é possível encontrar peças e documentos que contam parte da história da escravidão e abolição ocorrida em Redenção e no Ceará.
A cidade também possui o Museu Senzala Negro Liberto, localizado no Sítio Livramento. Criado em 2003, o museu é composto por casa-grande, senzala, canavial e engenho, preservando todo o conjunto arquitetônico original. No local, é possível visitar o porão da antiga fazenda onde está preservado o cativeiro dos escravos que viviam ali.