Um alerta para a população feminina do Ceará e do Brasil. As estatísticas mostram que tem sido cada vez maior o número de mulheres com câncer de mama em idades mais jovens. O crescimento dos índices da doença é considerado alarmante desde 2009, segundo estudo realizado pelo Instituto do Câncer. Em 2009, de acordo com o Inca, 7,9% das mulheres tinham menos de 40 anos. Em 2020, já eram 21,8%, em um aumento de 14,8%.


ALERTA GERAL


O repórter Carlos Alberto destaca, no Jornal Alerta Geral, os cuidados redobrados que as mulheres ter nos cuidados com a própria saúde. O Jornal Alerta Geral é transmitido a partir das 7 horas da manhã, de segunda a sábado. Gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, o Jornal Alerta Geral tem transmissão pelas emissoras de rádio do Sistema Ceará Agora de Comunicação e da Rede Somzoom Sat.

O oncologista Ricardo Caponero, diretor científico da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), alerta para necessidades exames que monitorem o surgimento de sinais da doença.


Segundo ele, ‘’é necessário fazer um teste genético para ver se não existe nenhum problema de gene por trás do câncer e, por ser jovem, a mulher corre um maior risco de ter uma recidiva com o câncer, o que o torna biologicamente mais agressivo.


Os especialistas afirmam que outro motivo para o tumor ser mais agressivo é que, em idades mais jovens, as mulheres não são contempladas com exames de rastreamento e quando sentem os sintomas, o câncer pode estar avançado. Além da autoestima, a doença também pode afetar o futuro reprodutivo. Então, pra você, mulher, o recado é importante: uma consulta médica a ajuda a ter segurança para o seu bom estado de saúde.