Cerca de 729.901 pessoas com contratos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão com parcelas atrasadas há, pelo menos, 360 dias. O balanço do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação representa apenas os contratos que já estavam nessa situação em 30 de dezembro de 2021, e que estão inclusos na lista de devedores que poderão renegociar as condições de pagamento a partir do dia 1º de setembro.

O Fies já considera como inadimplentes os devedores que tiverem parcelas com pagamento atrasado há pelo menos 90 dias. No total de 2,7 milhões de contratos ativos do Fies no balanço do primeiro semestre, 1.873.989 se enquadram nas novas regras de renegociação, publicadas em 22 de julho, porque foram assinados até 2017 e já estavam, no fim do ano passado, na fase de amortização – quando o estudante já concluiu a graduação, já passou pelo período de carência e agora precisa pagar de volta as parcelas mensais, além dos juros.

O desconto varia entre 12% e 99% do saldo devedor, dependendo da situação da dívida e da condição socioeconômica dos financiados.

Matrículas para este ano

Já estão abertas as inscrições para a segunda edição de 2022 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o Ministério da Educação, mais de 44 mil vagas serão ofertadas na atual edição do programa voltado a estudantes interessados em financiar cursos superiores oferecidos por instituições de educação privada.

As inscrições devem ser feitas no Portal Acesso Único até o dia 12 de agosto, e os resultados serão divulgados em chamada única, no dia 16. Os inscritos que não forem selecionados na chamada serão automaticamente incluídos na lista de espera.