PSDB realizou convenção na última sexta-feira na Assembleia Legislativa (Foto: Reprodução)

Entrando em vigor a partir de 2020, a mudança que mantém o sistema proporcional, porém, exclui as coligações, que serão restritas somente para os cargos majoritários, pode beneficiar o Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB) que tem dado início as articulações para as próximas eleições no Ceará. 

Em convenção realizada na última sexta-feira (11), o PSDB traçou os rumos para definição de suas lideranças políticas regionais. Como fruto desse encontro, o ex-senador Luiz Pontes foi eleito presidente da executiva regional do Partido e terá como objetivo principal coordenar as ações para as eleições municipais de 2020.

Aqui no Ceará, o partido tem como nome de peso nessa articulação o senador Tasso Jereissati, que juntamente com Luiz Pontes, novo presidente do partido no estado, estarão em busca de fortalecer a sigla e alimentar o nome do ex-deputado Carlos Matos para a disputa da prefeitura de Fortaleza no ano que vem.

Presença fundamental na convenção, o senador Tasso afirmou em entrevista para o Jornal Alerta Geral (Expresso FM 104.3 + 26 emissoras no interior) que o PSDB está com sua “dignidade salva e fora da disputa nacional que está levando o país a um momento de ódio”. Segundo ele, tanto a “extrema esquerda” que estava a frente da nação, como a “extrema direita” que assumiu neste ano o país, são nocivas e prejudiciais.

As articulações do partido tiveram destaque no Bate-Papo político desta segunda-feira (13) do Jornal Alerta Geral (Expresso FM 104.3 + 26 emissoras no interior). O jornalista Beto Almeida destaca que o fim do sistema de coligações para as candidaturas proporcionais, como vereadores e deputados estaduais e federais, contribuirá positivamente para o PSDB.

Isso muda tudo, porque na realidade dos partidos que estiverem melhor organizados, que são mais fortes, inclusive organicamente, com representação nos municípios e nos estados, esses partidos, logicamente, que tem muito maior possibilidade de eleger um número maior de bancadas, o PSDB está apostando é justamente nisso.

O ponto de partida para o início dos trabalhos acontece hoje (13), o novo presidente Luiz Pontes encontra-se com os demais dirigentes do partido para encaminharem os próximos passos do PSDB no Ceará.