A Fiocruz divulgou uma nota técnica, nessa terça-feira, que destaca a importância da vacinação contra a Covid-19 em crianças com idade entre cinco e 11 anos. No documento, a Fundação afirma que a imunização nessa faixa-etária é fundamental para evitar internações e mortes pela doença, além de reduzir a transmissão do vírus.

Diante do avanço da variante Ômicron em diversos países, a Fiocruz ressalta que há uma preocupação com a transmissão da nova cepa, principalmente em indivíduos não vacinados, o que faz das crianças abaixo de 12 anos um grande alvo dessa e de outras variantes de preocupação. Outro ponto ressaltado na nota é em relação ao retorno pleno das atividades escolares. No texto, é ressaltado que, apesar dos pequenos adoecerem menos que os adultos, eles continuam sendo vetores de transmissão ao corpo escolar. 

No último dia 16, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o imunizante da Pfizer para crianças a partir dos cinco anos. A Fundação ressalta, ainda, que eventos adversos pós-vacinas são raros e menos frequentes que as risco de complicações pelo vírus.

Na faixa etária de menores de 1 ano, até o último dia 20 deste mês,  foram notificados 5.126 casos de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19, de 1 a 5 anos foram 5.378 casos e, de 6 a 19 anos, 9.396 casos.