Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, realizou, na tarde desta terça-feira (28), transmissão ao vivo para divulgar dados relacionados ao crescimento do número de atendimentos de casos de síndromes gripais na capital.


De acordo com as informações de José Sarto,  somente nas  Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) geridas pelo município, o número de casos saiu de 122 pacientes com síntomas de síndromes gripais, no dia 2 de dezembro, para 1.359 , registrados nessa segunda-feira (27). O número é 10 vezes maior que no início do mês.


Além de casos de gripes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registra, também, aumento na quantidade de casos de Covid-19. O prefeito destacou que medidas preventivas para conter a disseminação do vírus, como o uso obrigatório de máscaras, ainda estão em vigor na cidade.


“O uso de máscaras não está liberado. É obrigatório usar a máscara em ambientes fechados e abertos. A higienização das mãos é obrigatória. O distanciamento e evitar aglomerações se fazem mais que necessário. E isso a gente tem que continuar para qualquer tipo de doença respiratória. Na covid,  tem uma coisa que é preciso observar: a vacinação’’,  relembrou Sarto.


Ao lado da secretária adjunta da saúde do município, Aline Gouveia, o prefeito fez um apelo para que aqueles que tomaram a primeira dose da vacinação contra a Covid-19, voltem às unidades de saúde para receber a  segunda e a dose de reforço do imunizante. Segundo a Secretaria de Saúde do Município, dos 2.219.000, acima de 12 an os e aptos à imunização, 97% tomaram a primeira dose. Mas apenas 87% tomaram a D2.


Aline relembrou a recomendação que a população deve seguir.

“Também para a segunda dose, se chegou na data limite que está no seu cartão, mesmo sem agendamento, você deve procurar o centro de vacinação para aplicação da segunda dose”, destacou. Tanto Sarto quanto a secretária adjunta reitera que, qual quer pessoa que tenha completado o prazo de quatro meses da aplicação da D2, já pode comparecer, em qualquer local de imunização, para aplicação da terceira dose, mesmo sem agendamento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp