Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará alerta  para a existência de sites falsos de leilões e possíveis tentativas de fraudes em transações de vendas de veículos ou sucatas em suposto leilão virtual realizado pelo órgão.

A Gerente do Núcleo de Leilões do Detran-CE, Mari Guerreiro, afirma que os leilões realizados pelo Departamento acontecem somente através do Leiloeiro Oficial, Fernando Montenegro, que faz  a divulgação e o pregão através do seu site.

“Temos recebido denúncias de falsos endereços na internet que utilizam a marca e o nome do Detran-CE e até do Governo do Estado para aplicar golpes, oferecendo diversos tipos de veículos. Estamos tomando as providências cabíveis junto à Polícia para que os casos relatados sejam investigados e punidos com o rigor da lei.”

Para não cair nesse tipo de golpe, além de estar atento ao endereço oficial do leiloeiro, o cidadão pode também acessar o site do Detran-CE no endereço www.detran.ce.gov.br, onde é realizada a publicação dos editais e de todas as informações oficiais sempre que há um novo leilão de veículos programado.

Outra dica é desconfiar das ofertas tentadoras, com preços e lances iniciais muito abaixo do que normalmente é praticado no mercado de leilões.

A divulgação do Leilão do Detran-CE é feita exclusivamente pelos sites oficiais do órgão, do Leiloeiro e através da imprensa, não havendo nenhum envio de links para participação através das redes sociais. Desconfie também caso receba este tipo de informação e cheque antes de preencher algum formulário de cadastro ou efetuar qualquer pagamento.

No caso dos leilões do Detran-CE, os interessados devem realizar um cadastro gratuito no site da Montenegro Leilões e, somente após o pregão, o arrematante recebe um boleto no valor do lance para efetuar o pagamento.

Não há nenhum tipo de cobrança antecipada, nem para cadastro ou participação no leilão.