As inscrições no programa Bolsa Jovem, da Coordenadoria de Juventude de Fortaleza, terminam neste domingo (13/06). A iniciativa beneficiará três mil jovens em situação de vulnerabilidade na capital, com idade entre 15 e 29 anos, para desenvolverem suas habilidades em diferentes áreas de interesse. Os selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 300,00 ao longo de um ano.

Clique para fazer a inscrição no Portal da Juventude

Dentre as novidades na segunda edição do Bolsa Jovem, está a expansão de áreas contempladas. O edital, que anteriormente contemplava três campos de atuação, agora possibilita que os jovens desenvolvam atividades em nove diferentes categorias: Arte e Cultura; Cidadania e Participação Social; Ciência, Educação e Tecnologia; Comunicação; Comunidades e Povos Tradicionais; Práticas Recreativas e Lazer; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Saúde e Bem Estar; Economia Criativa e Empreendedorismo.

Podem participar da seleção:

– jovens com idade entre 15 e 29 anos, excetuando-se os casos para pessoas com deficiência, que será aceita a inscrição até os 35 anos;
– residentes em Fortaleza, com renda per capita de até um salário mínimo (por pessoa da família);
– jovens que não possuam vínculo empregatício ou que não estejam contratados por nenhum projeto, ação ou contrato de gestão com a Coordenadoria de Juventude (bolsistas, estagiários, monitores e afins);
– jovens que não recebam bolsa, auxílio, benefício ou patrocínios na mesma área em que está concorrendo;
– jovens que já desenvolvam atividades, projetos ou pesquisa em uma das áreas do Bolsa Jovem por, no mínimo, um ano.

Sobre o Bolsa Jovem

O Programa Bolsa Jovem foi criado em maio de 2019, com o objetivo de garantir aos jovens de Fortaleza, em situação de vulnerabilidade, condições para o pleno desenvolvimento das suas habilidades individuais por meio da concessão de benefício financeiro, visando a redução das desigualdades e promovendo a inclusão juvenil.

O Bolsa Jovem irá conceder por um ano um benefício financeiro, visando à redução das desigualdades e a promoção da inclusão juvenil e é realizado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza e conta com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).