Então foragido do Sistema Penitenciário local, José Delano Diógenes, de 40 anos, morreu na manhã dessa segunda-feira em confronto com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, na cidade de Russas, no Ceará. A ação é resultado de uma perseguição policial iniciada no município de Mossoró (RN), onde ‘Delaninho’, como era conhecido, roubou um veículo.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o homem teria tomado de assalto um automóvel modelo Corolla junto com comparsas. Na sequência da prática criminosa, ele seguiu em fuga para o Ceará em um segundo carro, Voyage. Durante o percurso, na cidade de Baraúna (RN), o transporte que ele usava se envolveu em um acidente.

Uma equipe de pronto socorro foi acionada para socorrer José Delano, mas durante o atendimento médico ele roubou a ambulância e continuou a fuga, efetuando disparos contra os PMs.

Ao chegar em Russas, no Ceará, os policiais potiguares revidaram os disparos e o homem foi atingido. Ele chegou a ser encaminhado para um hospital público da cidade, mas já deu entrada à unidade sem vida. Com ‘Delaninho’, a Polícia Civil cearense apreendeu um fuzil calibre 556 e munições. Ele foi apontado como o assassino do pistoleiro Idelfonso Maia Cunha, o ‘Mainha’, morto a tiros em janeiro de 2011.