Nesta quinta e sexta-feira (01 e 02), a Prefeitura de Fortaleza ampliará os locais de vacinação contra a Covid-19. Durante esses dois dias, estarão abertos 58 postos de saúde e três policlínicas, de 9h às 17h, recebendo idosos agendados, além dos quatro centro de vacinação já disponíveis (shoppings RioMar Kennedy e RioMar Fortaleza, Arena Castelão e Centro de Eventos). Portanto, ao todo, serão 65 espaços destinados exclusivamente para a campanha contra a Covid-19.

Além de manter a estratégia adotada no último fim de semana, com a inclusão dos postos de saúde e policlínicas na logística de vacinação, a Prefeitura vai ainda ampliar o número de Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) disponíveis para aplicação das doses. Com isso, 58 dos 116 postos de Fortaleza e três das quatro policlínicas estarão abertos para vacinação de idosos agendados.

Agendamento deve ser conferido na internet

A relação dos idosos agendados estará disponível no site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br, informando os horários, datas e locais onde os idosos deverão comparecer. Também haverá comunicação por mensagem.

Os 65 pontos de vacinação contam com equipes de enfermeiros e técnicos responsáveis pela aplicação do imunobiológico nos idosos agendados.

Cuidados necessários

No local, só será permitida a entrada do idoso e de um acompanhante, sendo fundamental o cumprimento dos horários determinados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Com o objetivo de manter as regras sanitárias e de distanciamento social, os postos contemplados atenderão exclusivamente, durante estes dias, os idosos agendados para vacinação.

Cadastro na plataforma Saúde Digital

O cadastro para vacinação deve ser realizado na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Pessoas que realizaram o preenchimento dos seus dados no sistema Saúde Digital e que não receberam confirmação do cadastro por e-mail podem consultar a efetivação do cadastro pelo telefone 0800 275 1475.

Os idosos acamados ou com mobilidade reduzida terão a aplicação do imunobiológico garantida em sua residência por meio da vacinação domiciliar. Após preenchimento das informações básicas de identificação (nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe), na segunda etapa do cadastro, é preciso informar se o idoso está acamado. Caso a resposta seja positiva, após finalização do cadastro, a Prefeitura realizará o agendamento para aplicação da vacina de forma domiciliar.

Já no caso dos idosos que não têm acesso à internet ou possuem dificuldades em realizar seu cadastro, a Prefeitura atua diariamente com a busca ativa deste público, por meio das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), orientando sobre o cadastro no Saúde Digital.