A capital cearense, Fortaleza, foi considerada a terceira capital do Brasil com maior percentual de pessoas sedentárias, que não praticam nenhum tipo de atividade física. Segundo o observatório da atenção primária da Umane, 49,8% da população da capital cearense é sedentária. Os dados também são alarmantes no Brasil. O mesmo estudo revela que 53,4% das mulheres das capitais não realizaram nenhum exercício físico em 2021, índice maior do que os homens (42,2%).

A inatividade física é maior entre quem tem menos anos de estudo: 64,5% das pessoas com até oito anos de estudo estão paradas, contra 47,3% das que têm entre 9 e 11 anos de estudo e 36,1% entre quem tem 12 anos ou mais. O levantamento mostra, ainda, que as pessoas que não praticam exercício algum são a maioria nas faixas etárias a partir de 55 anos: 56% entre os que têm de 55 a 64 anos e 63,6% entre os que têm 65 anos ou mais.

Os profissionais de saúde alertam para problemas que podem ser ocasionados pelo sedentarismo tanto em pessoas jovens como idosas.