Idosos são vacinados em estação de metrô em Brasília, durante o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe de 2014 que começou na última terça-feira (22) vai até 9 de maio (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para idosos acima de 60 anos que receberam a D3 há pelo menos quatro meses, terá sua aplicação iniciada nesta terça-feira (17), em Fortaleza. O acesso ao imunizante não exigirá agendamento prévio.

“Vamos atender por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, nos locais que estiverem realizando vacinação contra Covid-19, conforme programação divulgada diariamente no portal da Prefeitura”, informou o prefeito José Sarto.

A aplicação da D4 (ou segunda dose de reforço), já havia sido liberada para idosos acima de 70 anos no último dia 9 de maio.

Além da Capital, os demais municípios cearenses estão autorizados a aplicar a segunda dose de reforço no mesmo público, assim como em pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições permanentes.

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) garantiu que cidades têm estoque disponível para esta nova etapa da imunização contra a Covid-19.

Intervalo entre doses
Conforme o Ministério da Saúde, deve ser utilizado nesses casos, preferencialmente, o imunizante da Pfizer. Ainda segundo o órgão, podem ser usadas, de maneira alternativa, as vacinas desenvolvidas pela Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente.

O intervalo entre a primeira e a segunda dose de reforço é de quatro meses. Segundo o ministério, estudos indicam que a estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidades do paciente após uma semana da aplicação.