Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Fortaleza já tem transmissão comunitária da variante ômicron. Isso quer dizer que a variante do coronavírus já circula entre a população, independente de terem viajado ou não para locais onde o vírus já esteja presente. A informação é de boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A média móvel de casos de Covid na capital cearense estimada na data da publicação do boletim é de 60,7 casos. Isso representa quase o dobro da registrada nas duas semanas anteriores.

“Existe agora uma tendência de aumento progressivo dos casos, o que levou a média para um patamar próximo de 60 casos nas duas últimas semanas”, aponta o boletim.

O documento alerta para o número incomum de mutações e a alta transmissibilidade da ômicron. Dessa forma, a variante deve se tornar dominante no cenário epidemiológico nacional e local nas próximas semanas.

Uma análise do Centro de Inteligência em Saúde do Ceará, divulgado no último dia 30, já aponta para um cenário provável de uma nova onda de Covid no estado antes do carnaval 2022. A recomendação é para que a incidência de tal variante seja rigorosamente monitorada.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp