Fortaleza registrou 121 mortes em decorrência de acidentes de trânsito no primeiro semestre deste ano, conforme pesquisa divulgada nessa segunda-feira pela prefeitura da Capital. O número, segundo o estudo, é o menor registrado desde 2004, ano em que a cidade passou a utilizar um sistema informatizado.

Em comparação com o primeiro semestre de 2016, quando Fortaleza teve 126 mortes, o número de casos caiu 3,9%. A maior redução foi registrada entre os motoristas de veículos de quatro ou mais rodas, que caiu 80%, saindo de 10 para dois casos.

Os motociclistas continuaram como as principais vítimas dos acidentes e respondem por 45,8% de todos os registros de mortes. Foram 55 mortes no trânsito em decorrência de acidentes com motos. Logo em seguida, vieram os pedestres, com 45 mortes- 38,1% do total de casos. A pesquisa apontou que a velocidade excessiva ocasionou, pelo menos, 33% dos acidente fatais. Em 21% dos casos, o acidente foi ocasionado por condutores que avançaram a via sem dar preferência. Os motoristas sem habilitação ocasionaram 16% dos acidentes.