Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Fortaleza e cidades da Região Metropolitana registram leve chuva na manhã desta quarta-feira (6). A capital cearense registrou chuva de 7.4 milímetros. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as precipitações ocorrem, pois há nuvens sobre o norte do Ceará. Segundo a Funceme, essa nebulosidade está associada a áreas de instabilidade atmosférica que se formam no oceano Atlântico e se deslocam para o continente.

Foram observados 3,0 mm em Aquiraz e 1,2 mm em Pacatuba. Ambos os municípios ficam na Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) nenhum semáforo apresentou problemas na capital, entre apagados e piscantes.

O mês de setembro segundo a Funceme é um mês de poucas chuvas, com média de apenas 2,2 milímetros. Em Fortaleza, as chuvas normalmente acontecem pela madrugada e início da manhã, devido a interação dos ventos alísios com a brisa terrestre. Conforme a Funceme, o total das chuvas de setembro representam em torno de 0,5% ou menos da chuva anual que ocorre no Ceará.

As chuvas deste mês são tradicionalmente chamadas de chuva do caju, pois estão relacionadas ao início do cultivo do fruto. É importante frisar que tais precipitações são historicamente rápidas e de baixa intensidade.

A previsão do tempo até o fim do dia é de nebulosidade variável com chuvas isoladas na faixa litorânea e na região Jaguaribana. Nas demais áreas, céu entre parcialmente nublado e claro ao longo do dia. Para está quinta-feira (7), Feriado de Independência, da madrugada à manhã, nebulosidade variável. No decorrer do dia, céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões.

Para sexta-feira (8), ao longo do dia, há possibilidade de chuva na faixa litorânea e na região Jaguaribana. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Créditos do G1-Ceará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp