A Prefeitura de Fortaleza atualizou, nesta sexta-feira (16), o balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. Até o momento, 363.066 pessoas receberam, mediante agendamento, a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis, dentre as quais 136.935 já estão contempladas com o reforço assegurado pela segunda dose, administrada dentro do prazo adequado.
“Somando os indicadores, superamos a marca de 500 mil doses aplicadas desde o primeiro dia da campanha de vacinação, iniciada em 18 de janeiro. A primeira fase contemplou, além de idosos acima de 75 anos, trabalhadores da saúde, indígenas e pessoas institucionalizadas. Agora, estamos avançando na segunda fase, vacinando idosos de 60 a 74 anos”, detalhou o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, Erlemus Soares.
Oito centros de vacinação permanecem em operação para acolher idosos agendados pela Prefeitura após cadastro na plataforma Saúde Digital.
“Estamos funcionando em quatro drives, situados nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, na Arena Castelão e no Centro de Eventos. Além disso, os Cucas instalados nos bairros Jangurussu, Barra do Ceará, Bom Jardim e José Walter também estão acolhendo pessoas cadastradas e encaminhadas aos respectivos endereços”, informou.
Novas remessas
A celeridade da campanha de vacinação contra a Covid-19 será intensificada a partir do recebimento de novas doses de imunobiológicos disponíveis para o Município. “Recebemos, nesta madrugada, novos lotes enviados pelo Ministério da Saúde, que serão repassados e distribuídos pelo Governo do Estado entre os municípios. Em breve, com o quantitativo destinado à Capital, seguiremos ampliando a campanha”, assegurou.
Administração de segundas doses
A Secretaria Municipal da Saúde reitera a importância da administração do reforço assegurado pela segunda dose da vacina contra o novo coronavírus, cuja data de aplicação depende da característica do imunobiológico.
“As pessoas contempladas com a CoronaVac devem, também mediante agendamento, receber o reforço dentro de um prazo máximo de 28 dias. Já a segunda dose AstraZeneca deve ser aplicada dentro de 90 dias. Esta é a margem de tempo segura para a eficácia do reforço”, explicou.
A logística implantada pela Prefeitura vem assegurando o cumprimento adequado do cronograma.
Primeiros atendimentos a pacientes sintomáticos
Em virtude da circulação viral na Capital, ao longo deste fim de semana (17 e 18/04), seis postos de saúde estarão preparados para acolher casos leves associados à síndrome gripal. Confira o endereço das unidades básicas:
Posto de Saúde Casemiro Filho – Av. Francisco Sá, 6449 – Barra do Ceará
Posto de Saúde Aída Santos – Av. Trajano de Medeiros, 813 – Vicente Pinzón
Posto de Saúde Fernandes Távora – R. Maceió, 1354 – Henrique Jorge
Posto de Saúde Dr. Ocelo Pinheiro – Rua Elcias Lopes, 517 – Itaoca
Posto de Saúde Parque São José – Rua Des. Frota, S/N – Parque São José
Posto de Saúde Jangurussu – R. Estrada do Itaperi – Passaré
Pacientes sintomáticos serão avaliados e, conforme a necessidade, submetidos à realização de teste para diagnosticar a presença viral.
Já diante de manifestações mais graves, associadas à falta de ar intensa ou à febre alta e persistente, pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza, abertas de domingo a domingo, 24 horas por dia, onde serão realizadas as primeiras avaliações e efetivados os devidos encaminhamentos.
Medidas sanitárias
A Prefeitura de Fortaleza esclarece, ainda, que o cumprimento das orientações sanitárias previstas em decreto segue executando importante papel no controle da pandemia e na redução da circulação de outras cepas.
Em conformidade com a legislação municipal vigente, ao longo deste fim de semana, o isolamento social rígido entrará em vigor, estando permitidas, apenas, as atividades essenciais.
“A pandemia não acabou. Os cuidados devem ser mantidos por todos os fortalezenses. O cuidado de um é o cuidado de todos”, concluiu.