O município de Fortaleza ultrapassou o número de um milhão de pessoas com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo. Conforme balanço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram aplicadas mais de um milhão de segundas doses e, além disso, 27.242 pessoas receberam a dose única.
O número de primeiras doses aplicadas é de 1.910.188 e 128 mil adolescentes entre 12 e 17 anos foram contemplados. O agendamento desse público se encerra na próxima quinta-feira (16/09). Também foi iniciada a fase de aplicação da terceira dose para idosos institucionalizados para reforço da eficácia dos imunizantes, que conta com 543 aplicações.
“Fortaleza celebra os números em todos esses quadros. Quero parabenizar as equipes de saúde, que nos tornaram a capital que mais vacina no Brasil”, destacou o prefeito José Sarto.
Sobre a faixa etária dos adolescentes, a titular da SMS, Ana Estela Leite, reforçou que o sistema Saúde Digital possui 184.190 adolescentes cadastrados, número ainda inferior ao total de jovens entre 12 e 17 anos que habitam o município, cerca de 289 mil. Ela solicita que os outros 105 mil procurem fazer o registro na plataforma.
“Estamos bem avançados com relação aos adolescentes com cadastro completo, mas é preciso lembrar que após feito o cadastro na plataforma, é preciso ir ao e-mail registrado para validá-lo”, explicou a secretária de saúde.
Com todos os cadastros de adolescentes já agendados para receber a vacina, o próximo passo será o início da repescagem para aqueles jovens que não puderam comparecer na primeira chance. A chamada será feita novamente por meio de listas disponibilizadas no portal da Prefeitura.
Sarto ressaltou que a procura pelos jovens para a realização do cadastro no Saúde Digital também está sendo feita pelas equipes da Secretaria Municipal da Educação (SME), que estão convocando os alunos do 6º ao 9º ano. “Temos uma boa adesão dos alunos da rede pública municipal de ensino”, completou o gestor.