Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atingiu, no último domingo (22), 100% da população em situação de rua, que está cadastrada no Saúde Digital, vacinada contra Covid-19. Esse total representa um universo de 1.344 pessoas. A SMS informa que continua realizando busca ativa deste público, através de parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), além de outras instituições que acolhem os moradores que estão em situação de risco social.

A vacinação dos moradores em situação de rua foi iniciada pela Prefeitura de Fortaleza em 24 de maio. Esse grupo integrou a quarta fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. Para atingir essa população a prefeitura realizou uma busca ativa, tanto pelos trabalhadores do Consultório na Rua quanto pelos dos CentroPop.

No momento das consultas da população de rua no CentroPop, é também realizado o cadastro para a vacinação no Saúde Digital. As listas com os agendamentos também têm sido constantemente monitoradas pela equipe, que entra em contato com os moradores com apoio do Consultório na Rua. Os grupos atendidos pelo CentroPop do Centro, do Benfica e de abrigos de homens estão nessa listagem.

Vacinação

A vacinação desse público foi feito através de 15 postos fixos e o Caminhão do Cidadão, que é uma ação do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Além do imunizante, o público foi atendido pelo Caminhão para a emissão da documentação básica. A unidade percorreu o Centro, Poço da Draga, Beira-Mar, Serrinha, Lagamar, Jacarecanga, Papicu e Parangaba.

Além das equipes da Prefeitura, uma equipe da Unidade Móvel de Políticas sobre Drogas da SPS fez um trabalho de sensibilização sobre a importância da vacina, com moradores de rua que ficam no entorno da Praça do Ferreira, Praça da Polícia Civil, Parque das Crianças, Oitão Preto, entre outros.

(*) Com informações Câmara Municipal de Fortaleza

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp