Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Fortaleza aplicou, até domingo (11), 1.691.704 doses da vacina contra a Covid-19 nos centros de vacinação. Com uma população estimada de 2.686.612, o Município vacinou 47,9% com a primeira dose, e 15,5% com as duas doses ou dose única da vacina. Os dados foram atualizados nesta segunda-feira (12/07) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Referente à fase atual da campanha de vacinação, com aplicação da vacina na população em geral por idade, 593.064 fortalezenses receberam a primeira dose do imunobiológico.

De acordo com a secretária da Saúde, Ana Estela Leite, Fortaleza tem capacidade para agendar 241 mil pessoas por semana.

“Temos cadastradas no Saúde Digital 473.679 pessoas para serem vacinadas. Com a capacidade instalada que o Município tem para vacinar 241 mil pessoas por semana, em duas semanas, a gente concluiria a aplicação da primeira dose desses cadastrados, se tivéssemos doses suficientes”, informou a secretária. Nesta segunda-feira (12/07), a Capital tem 31.900 pessoas agendadas para receberem D1 e D2 da vacina. 

Caso de desrespeito à fila da vacinação

Durante a live de atualização da campanha, a secretária da Saúde reforçou que o caso envolvendo a influencer digital Thyane Dantas, que tomou a vacina sem constar na lista de agendamento, permanece em apuração. Segundo Ana Estela, o fato “ indignou a todos”.

Corroborando, a coordenadora jurídica da secretaria da Saúde, Angélica Ribeiro, disse que o procedimento administrativo já foi instaurado e as avaliações preliminares estão em andamento e “seguirão com todo rigor necessário e respeito ao contraditório, sem pré-julgamento que possa prejudicar a imagem dos profissionais, que, até então, atuam de forma tão efetiva e responsável”.

Segundo Ribeiro, o interesse é que fique elucidado não só para a população, mas para todos os profissionais envolvidos na campanha, o que, de fato, aconteceu.

“O reforço para que esse fato seja apurado de forma efetiva tem por finalidade resguardar não só a regularidade dos procedimentos, como a atuação de todos os profissionais trabalhando de forma respeitosa e incansável na tentativa de alcançar o maior número possível de vacinados, respeitando as priorizações definidas no plano municipal de vacinação”, acrescentou.

Vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Fortaleza também está imunizando a população contra a gripe. A vacina contra gripe é ofertada para toda a população a partir de 6 meses de idade. A aplicação ocorre nas salas de vacinação dos 116 postos de saúde da Capital, das 8h às 17h.

A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), H3N2 e Influenza B. A gripe H1N1 foi declarada como pandemia em 2009 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e infectou mais de 70 países. Em 2010, a vacina contra o vírus foi incorporada à vacinação contra as outras influenzas, e o H1N1 circula hoje como uma influenza sazonal.

Quem já tomou a vacina contra a Covid-19 ou qualquer outra vacina deve aguardar um intervalo de 14 dias para receber a vacina contra a gripe, e vice-versa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp