Foto: Evilázio Bezerra / Câmara Municipal de Fortaleza

Sintonizado com as diretrizes da administração do prefeito José Sarto (PDT), o vereador Gardel Rolim (PDT) assumiu, nesse domingo (1º de janeiro), o cargo de presidente da Câmara Municipal de Fortaleza para cumprir um mandato no biênio 2023/2024. Gardel começa, nesta segunda-feira, a cuidar de medidas administrativas e a discutir pautas que o garantam visibilidade nos próximos dois anos.

O ato de posse de Gardel e dos demais membros da Mesa Diretora, ocorrido por volta das 15 horas, foi ofuscado pela posse do Governador Elmano de Freitas (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Gardel substitui o vereador Antonio Henrique (PDT) que, no dia primeiro de fevereiro, assumirá o mandato de deputado estadual.

A formalidade do calendário na Câmara de Vereadores precisava, porém, ser cumprindo e, agora, Gardel terá pela frente desafios de construir um Poder identificado com os interesses da população e ajudar o prefeito Sarto a avançar com ações que o projetem com vistas à reeleição em 2024.

Uma das primeiras pautas na gestão de Gardel Rolim será a votação de uma mensagem do Poder Executivo que trata da isenção da taxa de lixo para a população de baixa renda. A medida é uma das prioridades da gestão Sarto que tenta neutralizar desgastes após a Câmara aprovar, no último mês de dezembro, a nova tributação para os fortalezenses.

Sarto se queixa dos oposicionistas que barraram a votação das emendas que disciplinam a isenção da cobrança da taxa para a maioria dos moradores. A agenda de Gardel tem, além da votação de projetos oriundos do Poder Executivo, a adoção de medidas com um calendário de debates sobre os diferentes temas que mexem com o cotidiano da população.

COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA

Presidente: Gardel Rolim (PDT)
Primeiro Vice-presidente: Paulo Martins (PDT);
Segundo Vice-presidente: Renan Colares (PDT)
Terceira Vice-presidente: Cláudia Gomes (PSDB)
Primeiro secretário, Bruno Mesquita (PROS)
Segundo secretário: Fábio Rubens (PSB)
Terceira secretária, Kátia Rodrigues (Cidadania)
Primeira Vogal: Ana Aracapé (PL)
Segundo Vogal: Luciano Girão (PP)
Terceira Vogal: Estrela Barros (Rede).