O celular hoje é um computador de bordo capaz de realizar, por meio do avanço da tecnologia e das facilidades da internet, diversas operações sendo também uma porta de entrada para os crimes virtuais. A agilidade atrelada a comodidade atraem cada vez mais usuários para o mundo digital, mas é necessário que a população esteja atenta a possíveis crimes na internet, que estão cada vez mais comuns na pandemia.
De acordo com o titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), delegado Andrade Júnior, somente durante o período de pandemia elevou-se em 5 vezes a quantidade de golpes praticados por meio dos canais digitais. Com base nos dados, o delegado reforça o papel da população na denuncia dos golpes, que devido a situação econômica de muitas famílias, oferecem benefícios e oportunidades de emprego.
Andrade Júnior fala que não é preciso ser vítima de algum golpes para fazer uma comunicação à Polícia, e que a pessoa ao identificar algum link ou anúncio suspeito pode denunciar por meio do Boletim Eletrônico ou no telefone 181.
(*) Com informações Câmara Municipal de Fortaleza