Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) segue preparando a mão de obra e reforçando o mercado de trabalho na capital e no interior do Ceará. Nestes próximos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, mais 380 novos profissionais qualificados pelos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades receberão seus certificados de profissionalização, em dez municípios. Nesta quinta-feira (16), às 16 horas, o governador Camilo Santana e o titular da STDS, Josbertini Clementino, farão no município de Brejo Santo, a entrega dos diplomas de conclusão de cursos profissionalizantes para 37 formandos.

Também amanhã, serão certificados 40 jovens em Ibicuitinga e 38 em Banabuiú, no Sertão Central. Na sexta-feira (17), e no sábado (18), serão entregues, prontos para os mercado outros 265 jovens, de mais sete municípios: Barro, Crato, Milagres, Santana do Cariri, Nova Olinda, no Cariri; Baixio, na região Centro Sul, totalizando dez municípios e 380 jovens formados. A formatura será presidida pelo titular da STDS, Josbertini Clementino, que também fará a entrega de kits instrumentais de trabalho para os formandos, gerando novas oportunidades de trabalho e renda e fortalecendo o empreendedorismo, com a possibilidade de criação de novos negócios nas cidades beneficiadas.

Vida Nova

Das 380 pessoas capacitadas, 295 foram atendidas pelo Criando Oportunidades, nos 10 municípios, em cursos de Eletricista, Cabeleireiro, Manutenção de Computadores, Assistente Administrativo, Doces e Salgados, Costureiro e Bombeiro Hidráulico. O projeto também entregará 91 kits instrumentais de trabalho aos novos profissionais. Já o Programa Primeiro Passo qualificou outros 85 formandos nos municípios de Barro, Brejo Santo, Caririaçu, Santana do Cariri e Banabuiú, nas turmas de Auxiliar de Escritório e Cabeleireiro. Em 2016, juntos, os dois projetos qualificaram em todo o Estado, 11.733 pessoas.

Para o titular da STDS, as ações de qualificação profissional engrandecem os municípios e, mais que capacitar, despertam nos educandos o espírito empreendedor, o interesse por uma vida nova. “O Governo do Estado quer fortalecer cada vez mais o processo de desenvolvimento do interior e entende que capacitar as pessoas, garantir que elas fiquem aptas para exercer novas atividades, quem sabe até por meio de um negócio próprio, é um passo importante nesse processo”, destaca Josbertini.
Os Projetos

O Primeiro Passo qualifica profissionalmente adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. O projeto atua em três linhas de ação: Aprendiz, Bolsista e Estagiário. Em 2016, qualificou 7.122 jovens em todo o Ceará.

Articulado com outras políticas públicas, o projeto Criando Oportunidades também amplia as oportunidades dos cidadãos cearenses. O projeto que, no ano passado, capacitou 4.611 pessoas, tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais. As turmas do projeto são desenvolvidas de acordo com a potencialidade e a situação socioeconômica de cada município.

Com STDS