O secretário Chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, recebeu, nesta quinta-feira (9), a delegação diplomática belga, liderada pelo embaixador Dirk Loncke. Em pauta, a parceria econômica, comercial e cultural entre os países, em especial o Porto do Pecém e as áreas de turismo e ciência e tecnologia.
“Discutimos oportunidades de parceria entre os portos de Antuérpia e do Pecém, bem como investimento nas áreas de turismo e ciência e tecnologia. Teremos boas oportunidades nos anos de 2017 e 2018, por isso o Ceará vem se posicionando, em relação a outros estados brasileiros e outros países, no que diz respeito a competitividade e a capacidade de atrair investimentos estrangeiros”, enfatizou Élcio Batista.
“Ficamos impressionados com a receptividade do Estado. Estamos nos aproximando ainda mais para tratarmos de assuntos econômicos de interesse da Bélgica e do Ceará. Dentre os temas tratados, destacamos o Porto do Pecém, que merece toda a nossa atenção”, apontou o porta-voz da comitiva, o cônsul-geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Jean-Paul Charlier.
Porto do Pecém
Uma nova escala vai ligar o Porto do Pecém aos terminais de Rotterdam e Antuérpia, na Europa. Ela funcionará todas as terças-feiras, a partir de agosto deste ano, quando inicia a safra de frutas e será operada pela MSC. A informação é da diretora de desenvolvimento comercial do Porto do Pecém, Rebeca Oliveira, que participa, até esta sexta-feira (10), da feira de agronegócio Fruit Logística 2017, em Berlim. Em 2016, o Porto do Pecém finalizou o ano como primeiro colocado no ranking de exportação de frutas frescas do Brasil com 213 mil toneladas movimentadas.
Com informação da A.I