Anunciado pelo governador Elmano de Freitas, o envio de ajuda humanitária pelo Estado do Ceará ao Rio Grande do Sul foi aprovado, nesta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa. Com a aprovação, fica o Governo do Ceará autorizado a adquirir e doar cestas básicas e outros insumos para atendimento da população atingida pelas enchentes naquele estado.

Nas redes sociais, o governador Elmano anunciou, na noite dessa terça-feira (7), o envio de 66 toneladas de alimentos, além de água potável. “Não estamos medindo esforços para ajudar o povo gaúcho nesse momento difícil e doloroso”, ressaltou o gestor estadual.

Ao enviar a Mensagem autorizativa, o Governo do Ceará solicitou aos parlamentares que apreciassem a proposta e a aprovassem na maior brevidade possível, visto a necessidade de envio urgente das doações. A matéria foi lida e aprovada no mesmo dia, atendendo ao pedido do Executivo estadual. A Mensagem também destacava que, para contornar o atual cenário de sofrimento e de desastre, diversos Estados, dentre eles o Ceará, já se prontificaram a ajudar, prestando apoio na busca e no deslocamento de sobreviventes nas áreas mais atingidas.

“Porém, há a necessidade urgente da união de esforços e da cooperação federativa e institucional no sentido de providenciar alimentação e insumos básicos a todas as famílias prejudicadas, que estão sem lar”, observa o Governo do Ceará.

Solidariedade

Em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), por meio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), enviou, na manhã dessa terça-feira (07), uma equipe que atuará nas ações naquele estado. Os profissionais embarcaram a bordo da aeronave Fênix 03, que tem capacidade para seis tripulantes. A aeronave, designada para a função, será utilizada em ações como resgates de vítimas e transporte de mantimentos para pessoas que se encontrem ilhadas.

Antes, o Governo do Ceará já havia enviado 12 profissionais do Corpo de Bombeiros, entre mergulhadores, guarda-vidas e especialistas em salvamento em escombros. Também foram enviados dois cães para auxiliar nas buscas, além de duas embarcações, três viaturas e outros equipamentos de salvamento.