O governador Camilo Santana participou,nessa quinta, juntos de 400 representantes, da entrega de 10.910 notebooks a alunos da rede pública de ensino.
A premiação integra a política continuada de Educação do Estado que visa reconhecer a dedicação e o esforço de estudantes que se destacam pelo desempenho acadêmico. Foram beneficiados alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, incluindo os da Educação de Jovens e Adultos do nível médio (EJA – Médio). O investimento na aquisição dos equipamentos foi de mais de R$ 20 milhões.
O governador falou da alegria de entregar o prêmio aos estudantes, ressaltando a importância de investir em educação.
“Eu sempre digo isso, nenhum país do mundo cresceu, se desenvolveu e deu oportunidades sem ter investido na educação. E é o que o Ceará tem feito, com todas as dificuldades que vocês possam imaginar, mas é um orgulho para todos nós, independentemente de ideologia e política, imaginar que o Ceará hoje é uma referência. Precisamos avançar muito, queremos e vamos avançar cada vez mais, mas eu tenho muito orgulho de todos nós cearenses, alunos, professores, familiares e todos os trabalhadores, porque o Ceará hoje tem reconhecimento nacional e internacional pelas suas políticas”, declarou Camilo Santana.
A vice-governadora Izolda Cela também destacou o empenho dos estudantes e dos profissionais que atuam para garantir o desenvolvimento da educação pública no Ceará.
“Emoção; é o que a gente vê no olho dos professores de vocês quando vocês alcançam esses bons resultados e vitórias. Além de todo o repertório de procedimentos que precisam acontecer, é preciso haver emoção, ter comprometimento real com o que representa o sucesso de cada um de vocês, com a vida aqui e agora, as famílias de vocês e para a nossa sociedade também”, apontou.
No Ideb para o Ensino Médio, o Estado conta com 21 escolas entre as 100 melhores do país. Além disso, das 100 escolas de ensino médio com bons resultados de aprendizagem e que atendem alunos com baixo nível socioeconômico, 55 são do Ceará, de acordo com o estudo sobre a qualidade do ensino médio realizado pelas instituições Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Fundação Lemann, Instituto Unibanco e Itaú BBA.
“É um time valoroso que se dedica no dia a dia por uma educação cada vez melhor, que é exatamente olhar para os mais vulneráveis, é tentar chegar junto. O governador lançou agora o AvanCE. E uma coisa que o governador também autorizou que tem sido importante é o Busca Ativa”, reforçou a titular da Seduc, Eliana Estrela.
Conectividade
O Governo do Ceará desenvolve ações para garantir conectividade aos estudantes cearenses. Por meio do Programa Ceará Educa Mais, foram entregues tablets e chips de Internet para os aluno s da rede estadual.
“Durante essa pandemia, nós não paramos o Ensino Médio. Nós entregamos cartões de alimentação e cesta básica. Entreguei chips [de Internet] para todos os alunos da rede pública estadual e, aliás, também para alunos de baixa renda das universidades públicas do Estado. Entreguei tablets, e transformei isso em política pública permanente. A pandemia acelerou a conectividade, que é uma ferramenta complementar à educação”, justificou Camilo Santana.
Outra iniciativa que vai expandir ainda mais o acesso à Internet é o Programa Ceará Conectado, desenvolvido por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão e da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), que levará internet gratuita e acessível para todos os 184 municípios cearenses, integrando órgãos e serviços públicos como as escolas da rede estadual, por exemplo.