A troca de farpas e as acusações sobre a criação e o aumento de taxas e impostos anteciparam a polarização da corrida eleitoral entre o pré-candidato do PT, Evandro Leitão, e o prefeito José Sarto (PDT), que concorre à reeleição.
Evandro acusa Sarto de criar a taxa do lixo, enquanto Sarto vincula Evandro ao aumento do ICMS dos combustíveis, energia, telecomunicações e transporte. Coube a Câmara Municipal, com base em legislação federal, aprovar a Taxa do Lixo.
O presidente da Câmara de Vereadores, Gardel Rolim (PDT), liderou a articulação para a cobrança ser aprovada com mais rapidez.
EVANDRO PROMETE FIM DA TAXA DO LIXO
‘’Sarto volta a me atacar simplesmente porque critiquei a Taxa do Lixo, que ele criou, mentindo para a população dizendo ter sido obrigado a fazer isso. Ele sabe que isso não é verdade’’, afirmou Evandro, ao apresentar, como plataforma de campanha, a proposta de extinção da Taxa do Lixo.
Evandro foi mais longe e ampliou os ataques: ‘’Repito, Sarto: nenhuma lei te obrigou a criar a Taxa do Lixo. Você criou porque quis, penalizando a população. E também repito: irei acabar com ela’’, promete Evandro, ao dizer que não entrará na baixaria e que caberá a população, penalizada com a taxa do lixo, fazer o julgamento.
AUMENTO PARA OS MAIS POBRES
O prefeito José Sarto disse que a Taxa do Lixo foi criada após a aprovação de uma lei pelo Congresso Nacional e que, em Fortaleza, 70% dos moradores estão isentos da cobrança.
Sarto direcionou a metralhadora para Evandro Leitão, o acusou de hipócrita pela aprovação, em tempo recorde, do aumento do ICMS, medida, que, segundo Sarto, tem impacto no bolso da população mais pobre.
‘’Sabem quem é o deputado que em tempo recorde aprovou, sem discussão, sem audiência pública, o aumento do ICMS para combustível e tudo que tem no supermercado? Foi exatamente esse deputado hipócrita, esse Leitão, que agora promete acabar com a Taxa do Lixo’’, rebateu Sarto
Segundo, ainda, o prefeito, ‘’o nosso povo não é tolo, não é bobo, nem cai no conto do vigário. A Taxa é uma obrigação estabelecida pelo Congresso e nós tivemos o cuidado de isentar 70% da população mais carente de Fortaleza’’. Ao final da resposta para Evandro, Sarto alerta: ‘’fique de olho’’.
CAPITÃO DE OLHO NA BRIGA
Pré-candidato à Prefeitura, o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) acompanha o conflito virtual entre Sarto e Evandro e espera, como uma espécie de terceira via na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, atrair o apoio de eleitores descontentes com as administrações estadual e municipal.
Wagner lidera todos os cenários da corrida pré-eleitoral, sabe que a caminhada é longa, que Sarto e Evandro irão capitalizar mais apoio popular, mas trabalha, ao mesmo tempo, com a convicção de que, nessa polarização, pode se tornar alternativa para chegar ao segundo turno da disputa pela sucessão municipal.