O custo de vida ficou mais alto para milhares de fortalezenses que estão sendo obrigados a pagar a taxa de lixo aprovada pela Municipal de Fortaleza. O valor, definido de acordo com área do imóvel, é mais um encargo no orçamento doméstico e pesa no bolso do contribuinte ao longo de 2023.


O boleto, com opção de desembolso em parcela única, que se venceu no último dia 28 ou em até 9 vezes, é lido pelos proprietários ou por quem tem imóvel alugado e, ao lado dos valores, muitos fortalezenses fazem questão de anexar a lista de vereadores responsáveis pela aprovação da lei que criou a taxa.


A lista desses vereadores, como destaca, no Jornal Alerta Geral, o repórter Sátiro Sales, é guardada como na memória e no bolso como lembrança para uma resposta nas urnas nas eleições de 2024. Claro, alguns dos vereadores trabalham com a certeza de que, até as eleições, os eleitores esquecerão a taxa do lixo.
Os vereadores não escondem o desconforto quando escutam ou recebem mensagens pelo celular com questionamentos sobre as razões que os levaram a impor mais esse sacrifício aos contribuintes da Capital.

BANCADA DA TAXA DO LIXO


A taxa do lixo, que enfrenta questionamento na Justila, foi implantada após o projeto de lei receber os votos favoráveis dos vereadores Gardel Rolim, Renan Colares, Wellington Sabóia, Bruno Mesquita, Carlos Mesquita, Cláudia Gomes, Cônsul do Povo, Dr. Luciano Girão, Emanuel Acrízio, Ésio Feitosa, José Freire, Kátia Rodrigues, Lúcio Bruno, Marcelo Lemos, Pedro França, Professor Enilson, Raimundo Filho, Stélio Frota e Antônio Henrique, que hoje exerce mandato na Assembleia Legislativa.


VEREADORES QUE APROVARAM A TAXA DO LIXO


Gardel Rolim (PDT)
Renan Colares (PDT)
Wellington Sabóia (PMB)
Bruno Mesquita (Pros)
Carlos Mesquita (PDT)
Cláudia Gomes (PSDB)
Cônsul do Povo (PSDB)
Dr. Luciano Girão (PP)
Emanuel Acrízio (PP)
Ésio Feitosa (PSB)
José Freire (PSD)
Kátia Rodrigues (Cidadania)
Lúcio Bruno (PDT)
Marcelo Lemos (União Brasil)
Pedro França (Cidadania)
Professor Enilson (Cidadania)
Raimundo Filho (PDT)
Stélio Frota (PMB)
Antônio Henrique (PDT)

QUEM VOTOU CONTRA À COBRANÇA


Adriana Nossa Cara (Psol)
Carmelo Neto (PL)
Danilo Lopes (Avante)
Enfermeira Ana Paula (PDT)
Estrela Barros (Rede)
Eudes Bringel (PSB)
Gabriel Aguiar (Psol)
Guilherme Sampaio (PT)
Inspetor Alberto (PL)
Jorge Pinheiro (PSDB)
Julierme Sena (União Brasil)
Júlio Brizzi (PDT)
Larissa Gaspar (PT)
Léo Couto (PSB)
Márcio Martins (Pros)
Priscila Costa (PL)
Ronaldo Martins (Republicanos)
Sargento Reginauro (União Brasil)

LEIA MAIS