Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Guia de Informações sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) será lançado na próxima segunda-feira (02/04), às 18h, em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. Na data é celebrado o Dia Internacional Mundial do Autismo. Idealizado pelo primeiro secretário da Casa, deputado Audic Mota (MDB), e elaborado pela Consultoria Parlamentar da AL, em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), o guia reúne conteúdo de caráter informativo baseado em publicações e dados fornecidos por especialistas.

O objetivo do projeto, informa Audic Mota, é esclarecer sobre o transtorno do espectro autista (TEA) do ponto de vista legal e sobre os sintomas que condicionam seu diagnóstico, promovendo o desenvolvimento das pessoas afetadas e expandindo conhecimentos sobre o que ainda é pouco compreendido e, no entanto, tão disseminado.

“Tendo em vista a complexidade do tema, pesquisas e estudos, muitos ainda em processo de consolidação, esclarecemos que o guia, em linguagem clara e acessível, serve como referência para conhecimentos iniciais e orientações básicas para apoio ao desenvolvimento das pessoas com TEA, tanto do ponto de vista legal como profissional”, adianta o primeiro secretário, Audic Mota.

Outro papel destacado pelo parlamentar é o do Legislativo cearense perante o tema, ao reafirmar o fortalecimento de vínculos e a escuta cuidadosa e necessária da sociedade, no desafio da implantação de políticas públicas assertivas e sustentáveis que possam contribuir para a transformação do cenário atual. Na solenidade de lançamento, será prestada homenagem à Associação Brasileira para a Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (Abraça), em reconhecimento à notória dedicação e ao exemplo de compromisso da entidade com o tema.

Com informações da Agência AL

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp