Reeleito para o quinto mandato consecutivo, o deputado José Nobre Guimarães (PT) se prepara para assumir, a partir do dia primeiro de fevereiro de 2023, mais uma importante missão: Guimarães é o nome mais cotado para ser o líder do Governo Lula na Câmara Federal.

Experiente e conhecedor, como poucos, dos bastidores políticos do Congresso Nacional, Guimarães é tido como habilidoso por exercer, com paciência, o dom da articulação e, especialmente, para ouvir e costurar entendimentos com aliados e opositores.

Coube a Guimarães, nessa fase de transição, aprofundar as articulações com o presidente da Câmara Federal, Artur Lira, do PP de Alagoas, para aprovação da chamada PEC do Bolsa Família.

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) permite ao Governo Lula realizar despesas, fora do teto do Orçamento de 2023, de quase R$ 170 bilhões. Guimarães conta, ainda, com o apoio de quase a totalidade dos colegas parlamentares para assumir a liderança do novo Governo.

A confirmação de Guimarães para a liderança do Governo Lula o dará ainda mais força no contexto político estadual que o levará a novos desafios nas eleições de 2026 quando serão três vagas majoritárias – duas ao Senado e a vaga de vice-governador.