Hantavírus: primeira morte por infecção é confirmada no Brasil

A primeira morte por hantavírus no Brasil em 2026 foi confirmada em Minas Gerais. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o caso não tem relação com o surto da doença em um navio que partiu da Argentina com destino a Cabo Verde.

A vítima  trata-se de um homem, de 46 anos, morador de Carmo do Paranaíba, no Alto Paranaíba, que teve histórico de contato com um roedor silvestre em uma lavoura de milho.

Os sintomas começaram em 2 de fevereiro, com cefaleia (dor de cabeça). Quatro dias depois, o paciente procurou atendimento médico apresentando febre e dores musculares nas articulações e na região lombar. O paciente morreu em 8 de fevereiro.

Sintomas e prevenção

A fase inicial da doença, cujo período de incubação pode chegar a 42 dias, pode ser facilmente confundida com uma gripe forte, o que atrasa o diagnóstico e aumenta o perigo. Os principais sintomas são:

  • febre alta;
  • dores de cabeça e no corpo;
  • náuseas e vômitos;
  • dor abdominal.

Em poucos dias, o quadro pode evoluir para a síndrome cardiopulmonar por hantavírus, uma complicação grave que causa falta de ar intensa e pode levar à morte. A prevenção é a principal ferramenta contra a doença.

Na última sexta-feira (8), o Paraná confirmou dois casos de hantavírus. Os pacientes são das cidades de Pérola D’Oeste e Ponta Grossa. Outros 11 casos estão sendo investigados, enquanto 21 suspeitas foram descartadas.