“A história da nossa Corporação, por sinal, muito rica, vem sendo difundida paulatinamente não só no Estado do Ceará, como também em vários estados brasileiros e, agora, até mesmo no exterior”, ressalta o tenente Luciano, que é historiador e escritor. “A criação do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará – aspiração dos habitantes de Fortaleza e das autoridades cearenses de um modo geral desde meados do Século XIX –, deu-se a 8 de agosto de 1925, através da Lei Estadual nº 2.253, recebendo então, como denominação, o título de Pelotão de Bombeiros. De lá para cá, já se vai quase um século de história e memória”, explica.
Nos dois últimos anos, diversas entidades de ensino e pesquisa pública cearense vêm catalogando e divulgando a história do CBMCE, entre as quais a Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual Vale do Acaraú, a Universidade Regional do Cariri, o Arquivo Público do Estado, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, a Academia Cearense de Letras e o Instituto do Ceará.
Sobre a biblioteca
A Biblioteca do Congresso é a biblioteca de pesquisa que serve oficialmente ao Congresso dos Estados Unidos e funciona como a Biblioteca Nacional do país. Instituição cultural federal mais antiga em solo americano, dispõe de coleções universais, não limitadas por assunto, formato ou fronteira nacional. Incluem materiais de pesquisa de todas as partes do mundo, em mais de 450 línguas. Dois terços dos livros que ela adquire todos os anos são em outras línguas que não o inglês.
Fonte: SSPDS