Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Metrô de Fortaleza realizou esta semana a segunda ampliação em seu horário de funcionamento. Agora, a Linha Sul encerra suas atividades mais tarde, às 21h. São duas horas a mais no funcionamento do metrô, de segunda-feira a sábado. O anúncio do novo horário foi feito pelo governador Camilo Santana, durante transmissão ao vivo pelo Facebook, nesta terça-feira (4), atendendo a compromisso do Governo do Ceará anunciado por ele durante inauguração da estação Juscelino Kubitschek, em maio.

O objetivo dessa medida é atender maior número de pessoas, incluindo estudantes, trabalhadores e demais cidadãos que precisam do serviço de transporte rápido e confortável no horário noturno. Até semana passada, o sistema funcionava até 19h. Agora, por semana, são 12 horas a mais de atendimento ao público, representando mais 48 horas de operação, por mês.

Com isso, o horário de funcionamento do Metrô de Fortaleza fica mais próximo da meta de atendimento, que é ofertar o serviço de 5h30 até às 23h30. No momento, ainda não é possível estender o serviço até o limite do horário devido à realização de trabalhos na via férrea após o encerramento da operação com passageiros. São serviços de manutenção e de instalação do sistema de automatização (sistema de sinalização e controle), que precisam ser realizados a noite e se estendem durante a madrugada.

Melhorias
A primeira ampliação de horário da Linha Sul foi realizada em março. O metrô passou a operar uma hora mais cedo, às 5h30. Antes, começava às 6h30. Com a nova ampliação, o metrô oferece à população, diariamente, três horas a mais de serviço, ampliando as possibilidades de deslocamento na Região Metropolitana de Fortaleza. Em maio, foi reduzido o intervalo de espera entre os três, saindo de 20 para 17 minutos; e foi ampliada a oferta de serviço, com aumento de quatro para cinco composições em circulação simultaneamente na via férrea, contribuindo para maior conforto nos percursos.

Com Cia Cearense de Transportes Metropolitanos