O Governo implantou os mutirões de perícias médicas para agilizar a concessão de auxílios, mas decisões judiciais que reconhecem direitos dos segurados ou beneficiários engordam ainda mais a fila do INSS. Os dados do Ministério da Previdência Social apontam que, entre os meses de agosto e setembro de 2023, 41.871 pessoas tiveram pedidos de benefícios atendidos, deixando, assim, a fila com 1 milhão e 630 mil de processos.

REPERCUSSÃO NO JORNAL ALERTA GERAL


Simultânea à longa fila, como destaca o repórter Sátiro Sales, no Jornal Alerta Geral, outra fila, que é considerada invisível, continua crescendo e ganha novos integrantes com as decisões da Justiça Federal favoráveis aos beneficiários que tem reivindicações negadas pelo INSS.


Segundo o próprio INSS, nessa fila, estão 1 milhão e 650 milhão trabalhadores. Os dados apontam que, no mês de maio deste ano, eram 1 milhão de pessoas.


LINHA DIRETA PARA ORIENTAÇÃO: whatsApp (85) 99273.4353 


O Jornal Alerta Geral tem uma linha aberta whatsApp (85) 99273.4353  para os ouvintes e internautas tirarem dúvidas sobre os benefícios pagos pelo INSS. As respostas e os esclarecimentos são feitos, aos sábados, às 7 horas da manhã, pelo professor e advogado Paulo Bacelar no Jornal Alerta Geral ‘Especial Caminhos da Aposentadoria’’.


FILA COM 3,2 MILHÕES DE PESSOAS


Com base nos números apresentados pelo Ministério da Previdência Social e publicados, nesta segunda-feira (30), pelo Jornal O Globo, somadas as duas filas, que incluem os processos atinentes ao reconhecimento de direito a benefícios e os recursos — são 3,28 milhões de pessoas aguardando resposta aos pedidos de auxílios e aposentadorias.


A fila tem pedidos de aposentadoria rural, aposentadoria urbana, BPC (Benefício de Prestação Continuada), pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-reclusão, auxílio-doença e auxílio-acidente.


BENEFÍCIO NEGADO, JUSTIÇA ACIONADA


Quando há negativa a esses pedidos, o segurado ou beneficiário recorre à Justiça e, ao ganhar a causa, volta à fila do INSS. Enquanto há migração de uma fila para outra, fica cada vez maior o número de pessoas que esperam sinal verde da previdência para receber algum tipo de benefício.


A reportagem do Jornal O Globo registra ainda outro dado assustador: se forem listados todos os processos abertos no INSS, como certidão de tempo de serviço, atualização de cadastro, ajuste de guia, demandas judiciais, seguro defeso (pescadores artesanais), dentre outros, a fila sobe para quase 7 milhões.


A falta de servidores, simultânea à chegada de novos pedidos de benefícios e ações da Justiça, é o maior gargalo para redução da fila do INSS. O Ministério da Previdência informou que a fila de recursos tem790 mil processos, mas, nesse número, não estão os recursos que estão no INSS, mas ainda não foram remetidos ao Conselho.


O INSS destaca que, entre as medidas para agilizar o atendimento, estão a realização de mutirões, a troca de perícia médica presencial por análise documental, a simplificação do uso do Meu INSS, a busca ativa por segurados que aguardam perícia médica e a recepção de documentos médicos sem a necessidade de agendamento.

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