Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A violência vem aumentando os índices de pacientes atingidos por arma de fogo que são atendidos no Instituto Doutor José Frota (IJF). Segundo levantamento do hospital, no primeiro semestre deste ano foram realizados 1.222 atendimentos a pessoas baleadas. No ano passado, em igual período, o número era de 993. Os dados apontam um crescimento 23% das ocorrências. Em média, quase 7 pessoas atingidas por tiros deram entrada por dia na unidade hospitalar entre janeiro e junho.

Entretanto, os números de lesões por agressões físicas reduziram. Em 2016, nos seis primeiros meses do ano, a emergência do IJF atendeu 1.486 pacientes vítimas de violência por lesão corporal. Já em 2017 o número caiu para 1.298 nos mesmos meses. Comparando os dois períodos, é possível avaliar uma redução de 13% dos casos.

As perfurações e lesões por punhais, facas, entre outros materiais perfurantes também tiveram redução. No ano passado, eram 604 feridos. Enquanto em 2017, o número caiu para 506. A queda de atendimentos chega a 16%.