Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O governador do Ceará, Camilo Santana, autorizou, na manhã desta segunda-feira (6), em Fortaleza, aumento de 220% da verba estadual destinada ao Instituto Dr. José Frota (IJF), que passará para R$ 6 milhões mensais.

A ampliação do repasse integra a nova Política Estadual de Incentivo Hospitalar, coordenada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), além de consolidar a parceria Juntos por Fortaleza. Os recursos, que são oriundos do Tesouro do Estado e alinhados com o Planejamento Estadual e a Lei Orçamentária, serão destinados para custeio do IJF.

Ao ressaltar a parceria, que foi responsável pela construção do IJF2, o governador reafirmou o compromisso de fortalecer as ações da unidade hospitalar que atende à demanda de municípios da RMF e do Interior.

“Agora estamos ampliando os recursos pelo crescimento da unidade e volume do atendimento. Acabamos de conhecer a ressonância magnética do hospital, melhor equipamento hoje que os hospitais do Estado têm. Estamos passando para algo em torno de R$ 72 milhões por ano exatamente para garantir todo o funcionamento do hospital para que possa prestar os serviços”, disse Camilo Santana, informando que já serão efetuados os repasses referentes aos meses de outubro e novembro deste ano.

Com 664 leitos, o hospital é referência em urgência e emergência no Ceará, realizando aproximadamente seis mil atendimentos de emergência mensais e mais de 1.100 internações em 2021. São pacientes que dão entrada, principalmente, por quedas, acidentes com motocicletas, corpo estranho, queimaduras, acidentes com animais e plantas venenosas e agressão física. O IJF completará 85 anos no próximo dia 13 de dezembro.

Na oportunidade, o prefeito de Fortaleza destacou outras ações da parceria.

“Este é mais um momento desta parceria já estabelecida com o ex-prefeito Roberto Cláudio, chamado Juntos por Fortaleza. Aqui nós estamos trabalhando em todos os quadrantes da vida social, seja na educação, na troca de informações, na política de inclusão social, seja na unificação, por exemplo, da nossa guarda civil com a metropolitana, que ajuda muito a Polícia Militar do Ceará”, complementou José Sarto.

O anúncio foi realizado no IJF, com a presença da vice-governadora Izolda Cela; do prefeito da Capital, José Sarto; do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; da secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional do Ceará, Tânia Mara Coelho; da secretária municipal da Saúde em exercício, Aline Gouveia; da superintendente do IJF, Riane Azevedo; e demais autoridades.

(*) Com informações Governo do Estado do Ceará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp