O governador eleito Elmano de Freitas (PT) passou os festejos de Natal com o celular à mão para manter contatos com aliados e líderes partidários na tentativa de avançar no fechamento do secretariado. Elmano travou a divulgação dos nomes do primeiro escalão após o PDT entrar na disputa por cargos como contrapartida ao apoio que dará ao novo Governo na Assembleia Legislativa.

Após a tranquila vitória no primeiro turno, sem a parceria com o PDT que optou pela candidatura de Roberto Cláudio, Elmano imaginou uma transição, entre o dia 2 de outubro e o dia 31 de dezembro de 2022, com tranquilidade, sem embaraço, nem dificuldades para definir quem iria acompanhá-lo no primeiro escalão.

As cobranças, as pressões políticas, a entrada do PDT que não abre mão de abocanhar uma fatia do poder para abrigar aliados,  e as dificuldades para conciliar a nova realidade com a promessa de preencher metade dos cargos do secretariado com mulheres, deixaram Elmano com cabelos mais brancos. 

JORNAL ALERTA GERAL

A agenda de divulgação dos nomes para o primeiro escalão, prevista para bem antes do Natal, foi atropelada e a última semana que antecede à posse começa com apenas sete secretários indicados – Samuel Elânio (Segurança Pública e Defesa Social), Mauro Albuquerque (Administração Penitenciária), Rodrigo Bona Carneiro (Controladoria-Geral de Disciplina), Onélia Santana (Proteção Social), Rafael Machado Moraes (Procuradoria-Geral do Estado),  Luisa Cela (Cultura), e Fernanda Pacobahyba (Fazenda).

Elmano, como conta no Jornal Alerta Geral, o repórter Carlos Alberto, começa a segunda-feira com avanços para anunciar outros nomes para o secretariado. A lista terá indicados do PDT, MDB e PP, além da presença feminina mais forte para compor a quota criada pelo próprio Elmano de que, entre os secretários, metade será formada por mulheres.

ALERTA GERAL, NO RÁDIO E NA INTERNET

O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão pelo rádio e pela internet, com as redes sociais do @cearaagora.