Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta quinta-feira (20) em todo o país o projeto piloto de teste da prova de vida por biometria facial. Cerca de 500 mil beneficiários do órgão serão incluídos nesta primeira fase e nos próximos dias começarão a ter acesso ao sistema de reconhecimento facial.

O beneficiário fará a prova de vida nos aplicativos do Governo Digital (Meu gov.br) e Meu INSS) com o uso da câmera do celular do cidadão. Como se trata de um projeto piloto, o ícone para a prova de vida digital só estará disponível para os usuários escolhidos. A partir de hoje, o INSS fará contatos com segurados por SMS, e-mail e telefone, convidando para a iniciativa.

Para evitar fraudes e ter a certeza de que o segurado está sendo contatado pelo INSS, o órgão informa que o remetente que enviará o SMS será identificado como 280-41. Qualquer mensagem sobre prova de vida com origem em números diferentes deve ser ignorada. Quem tiver dúvidas pode ligar para o número 135 e conferir se a notificação é verdadeira.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp