Requerentes do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) ao deficiente que tiveram o andamento do processo impactado pelo fechamento das Agências da Previdência Social, devido à pandemia do novo Coronavírus, tiveram o depósito da antecipação de R$600,00 definida pelo Governo Federal.
Esse valor pode ser pago em até seis parcelas, até o dia 31 de outubro, mas cerca de 8 mil cearenses ainda não realizaram o saque de nenhuma prestação. Para realizar o pagamento, o INSS considera a inscrição no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Além disso, para ter direito à antecipação, o requerente deve se enquadrar nas regras de renda relacionadas ao grupo familiar, que pode ser de até um quarto do salário-mínimo por pessoa.
Os beneficiários têm direito a esse saque desde o mês de abril, mas ainda desconhecem essa ação, que pode ser acumulada com o Auxílio Emergencial operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, sem causar nenhuma complicação. Tendo em vista que ele não será computado para a composição da renda mensal bruta familiar para a aferição do critério de renda.
O pagamento não precisa ser solicitado, mas os beneficiários precisam conferir o dia e local de pagamento no aplicativo “Meu INSS”,ou telefone 135. Pode cumprir exigência e fazer jus às parcelas geradas até 31 de outubro.
Atendimento remoto – Caso o requerimento de BPC ao deficiente esteja na fase de “exigência”, os requerentes podem ter a antecipação liberada após anexar documentos pelo Meu INSS. Os serviços do INSS seguem em processamento pelos servidores, pela Internet, exceto as avaliações social e médico-pericial do BPC ao deficiente, motivo pelo qual está sendo paga esta antecipação. Quando o BPC for concedido, o valor será pago a partir da data de entrada do requerimento, deduzindo-se os valores já pagos. Para consultar o Extrato de Pagamento desta antecipação, anexar documentos para cumprir exigências ou consultar andamento de pedidos de benefícios ou serviços, acesse o Meu INSS.
Confira na íntegra áudio da representante técnica do Serviço Social (INSS- Fortaleza), Fátima Brasil
(*)com informação do INSS