A reabertura das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está prevista para a próxima segunda-feira (14), e nesta sexta-feira (11), o INSS publicou no Diário Oficial da União medidas de controle para evitar a disseminação da Covid-19 e garantir a segurança da população e dos funcionários com a reabertura das agências e o início do atendimento presencial.
De acordo com o instituto, haverá aferição de temperatura dos segurados na entrada das unidades para verificar se os mesmos estão com a temperatura corporal elevada. Essa medição poderá ser feita por servidor, terceirizado ou colaborador.
O atendimento será feito apenas mediante agendamento. A marcação poderá ser feita pela central telefônica 135, pelo aplicativo ou pelo portal Meu INSS. O horário também será restrito: das 7h às 13h. E nem todos os serviços estarão disponíveis. Além disso, somente as agências em boas condições de segurança sanitária serão reabertas.
Algumas medidas:
- Os segurados serão informados sobre a necessidade do uso de máscara dentro das agências e álcool em gel para higienização das mãos.
- Caso a pessoa que deseje ingressar na agência esteja utilizando máscara úmida, suja ou rasgada, uma descartável será fornecida.
- Deverá ser mantido o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.
- Caso a temperatura aferida esteja acima de 37.5°C, uma nova medição deverá ser feita após alguns minutos, preferencialmente com outro termômetro. Caso a alta seja confirmada, o acesso do segurado será proibido.