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Os pedidos de benefícios e demais serviços da Previdência serão realizados exclusivamente pela internet até o final de junho. A informação foi repassada pelo diretor de atendimento do INSS, Clóvis de Castro Júnior. A mudança acaba com os agendamentos para o atendimento posterior em uma das agências da Previdência, como ainda ocorre para a maioria das solicitações feitas pelos segurados.

Até o final do semestre, o órgão terá todos os 90 tipos de requerimentos disponíveis realizados pela internet ou por telefone, acabando com os agendamentos. Isso permitirá que o INSS fique dispensado de realizar cerca de 600 mil agendamentos por mês.

Com as alterações no atendimento, a expectativa é de que o INSS consiga liberar mais funcionários para realizar análises e, assim, cumprir o prazo de 45 dias para conclusão dos processos dos segurados, segundo o diretor de atendimento. O tempo médio de resposta aos trabalhadores que pedem aposentadorias ao órgão é de cinco meses.

Atualmente, o INSS recebe 72 mil pedidos de revisões, recursos ou cópias de processos por mês. Com esses novos serviços, órgão chega a 22 tipos de atendimentos que podem ser solicitados pela central telefônica 135, pelo site ou com o aplicativo Meu INSS para smatphones e tablets.