Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Um novo espaço vai beneficiar, a partir de agora, os alunos da região do Litoral Oeste/Vale do Curu. O governador Camilo Santana inaugurou, na noite desta quinta-feira (8), a Escola de Ensino Médio Ana Costa Teixeira, em Cruxati, distrito do município de Itapipoca.

Para construir e equipar a unidade, que conta com uma estrutura de 12 salas de aula, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, salas para o Grêmio Estudantil e de vídeo, biblioteca, anfiteatro e ginásio poliesportivo, foram investidos R$ 4,6 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual. O equipamento tem capacidade para atender até 540 alunos em cada um dos turnos (manhã e tarde).

Em seu discurso, o Camilo Santana destacou a importância da educação para o Governo. “Hoje, só de escolas, nós temos mais de 100 sendo construídas no Estado. E, agora, toda quinta-feira é dia de inaugurar escola. Quero manter isso até o último mês do meu governo. Um equipamento como este não deixa a desejar a nenhum outro do país”, disse. E acrescentou: “Com todas as características do Ceará, um estado pobre, do Nordeste e que enfrenta estiagem, nós temos 77 das 100 melhores escolas públicas do país, sendo cearenses as 24 primeiras colocadas. O segredo é um esforço de pactuação e compromisso público e político do governo”.

Na ocasião, o governador também anunciou outros investimentos para Itapipoca. “Eu já mandei licitar e nós vamos fazer o IML aqui no município de Itapipoca. Vou fazer também a estrada do contorno do município e vamos investir na requalificação do centro”, concluiu.

Oportunidade

Para o diretor da escola, Jhonata Paixão Tabosa, 29, a escola é um marco histórico para a região. “Aqui, os alunos têm uma oportunidade que nunca tiveram na vida, de ingressar numa escola com laboratórios completos, com salas de aula dignas e com bons profissionais. Isso faz com que o desenvolvimento social da região seja muito valorizado, beneficiado por alunos que sairão dessa escola com mais competência e preparo”, comentou.

Já segundo o aluno Francisco Jarbas de Castro Lima, 17, os alunos devem aproveitar a oportunidade de estudar num ambiente estruturado. “Estudar num espaço como este é ter tudo que se procura numa estrutura de ensino, coisa que eu não tinha nos colégios que estudei. Aqui, o aluno só não estuda se realmente não quiser. Para falar a verdade, se eu pudesse, eu reprovaria só pra estudar mais um ano neste colégio. Eu espero que os alunos que venham estudar aqui tratem bem da escola, porque ela oferece do bom e do melhor pra gente”, ressaltou.

Investimentos

Esta é a 8ª escola de Ensino Médio entregue à população somente este ano (Pacajus, Aquiraz, Eusébio, Camocim, Quixeré, Fortaleza, Paramoti e Itapipoca). Além disso, o governador autorizou a construção de mais duas unidades, em Marrecas e Marruás, distritos de Tauá.

A rede estadual na região conta com 44 escolas, sendo 1 Centro de Educação de Jovens e Adultos, 9 Escolas Profissionalizantes, 1 Escola do Campo, 1 Escola Indígena, 1 Escola de Tempo Integral e 31 Escolas Regulares.

Participaram do evento os deputados federais José Guimarães e Odorico Monteiro; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque; o secretário Idilvan Alencar, da Educação; os deputados estaduais Antônio Granja, Evandro Leitão e Robério Monteiro e os prefeitos Valdir Herbster Filho, de Amontada; Marcos Prado, do Trairi, e Felipe Uchoa, de Umirim.

Com informação da A.I