A vice-governadora Izolda Cela, representando o governador Camilo Santana (PT), esteve em Recife, nesta terça-feira, 18, para acompanhar a posse do novo presidente do Consórcio Nordeste, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). A solenidade de transmissão de cargo aconteceu na sede do executivo pernambucano, o Palácio do Campo das Princesas, e pôde ser acompanhada através das redes sociais.

Izolda Cela ressaltou a importância da realização de encontros entre os Estados do Nordeste para que a região continue avançando em diversos campos. “Uma questão importante é o fortalecimento da região com esses encontros, podermos apresentar demandas ao Governo Federal e aos outros poderes. É muito bacana olhar essa força também como um compromisso de equidade, ter a noção de não deixar ninguém para trás. A gente vai longe se pensarmos assim. Vamos seguir essa experiência que a nossa região e o país só tem a ganhar com isso”, disse.

De acordo com Paulo Câmara, em dois anos de existência o Consórcio Nordeste promoveu ações exitosas, como a constituição de um comitê científico para orientar os governadores na tomada de decisões no enfrentamento à Covid-19. Respeitando a ciência, o Nordeste registrou a menor taxa de mortalidade pelo novo coronavírus em 2021 e adotou iniciativas sociais importantes, como o auxílio aos órfãos da pandemia.

“Aprofundar a cooperação entre os Estados, impulsionar os potenciais em comum e compartilhar as soluções dos desafios são as metas para o mandato à nossa frente. Desde já, meu objetivo é, no mínimo, repetir a altivez e a liderança dos meus dois antecessores, Rui Costa (PT) e Wellington Dias. Vamos seguir cada vez mais integrados na direção de um Nordeste e um Brasil menos desigual, mais próspero e, sobretudo, mais humano”, afirmou o governador de Pernambuco.

Segundo Wellington Dias (PT), governador do Piauí e ex-presidente do Consórcio Nordeste, é uma alegria poder concluir essa missão com o sentimento de dever cumprido. “Busquei me esforçar e me dedicar, visitando os estados e estando presente nas ações do dia a dia. E, claro, em um momento que tinha a pandemia como principal desafio para todos nós, quando acreditar na ciência foi a principal marca do Consórcio Nordeste”, enfatizou.

Também participaram presencialmente da transmissão de cargo os governadores Renan Filho (MDB), de Alagoas; João Azevedo (Cidadania), da Paraíba; além do vice-governador Antenor Roberto  (PCdoB), do Rio Grande do Norte e a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), de Pernambuco. E, por videoconferência, os governadores Belivaldo Chagas (PSD), de Sergipe; Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão; e o senador Humberto Costa (PT), de Pernambuco.

(*) com informações do governo do Ceará